Post

Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino ( DAEM)

Dr. Jerônimo Coelho
2016-05-30 18:15:48

Andropausa é um quadro caracterizado pela queda dos níveis hormonais ( testosterona ) do homem, que pode levar às disfunções sexuais e problemas físicos e psíquicos. Não é só a mulher que sofre com a queda de hormônios, que acaba levando à menopausa. Os homens também podem sofrer com a diminuição do hormônio masculino. É a chamada andropausa.

No caso das mulheres, elas já se preparam desde cedo para enfrentar e combater o fim da produção dos óvulos e da menstruação. Os homens, no entanto, não sabem reconhecer nem lidar com o problema. Além disso, a andropausa é um fenômeno difícil de ser detectado porque se mistura com os sinais do envelhecimento normal.

De um modo geral, a testosterona, hormônio masculino, diminui com a idade. Essa queda é de 1% ao ano a partir dos 40 anos. Quando a taxa cai muito, alguns homens podem apresentar problemas.

Diferente da menopausa, que geralmente ocorre em mulheres entre 45 e 55 anos, esta transição no caso dos homens pode ser mais gradual e se estender por décadas. Alguns fatores, como atitudes, estresse psicológico, álcool, acidentes, cirurgias, medicação, obesidade, infecções, podem favorecer o desencadeamento da andropausa.

Com a idade, a queda nos níveis de testosterona vai ocorrer em praticamente todos os homens e não tem como saber quem vai ter sintomas de andropausa com nível de intensidade que justifique procurar ajuda médica. E não é possível saber em que idade os sintomas vão ocorrer num determinado indivíduo e os sintomas em cada indivíduo podem ser diferentes.

E existem casos em que o homem não precisará de reposição hormonal por ocorrer menor diminuição dos níveis de testosterona.

O distúrbio geralmente aparece após os 45 anos.

Cerca de 20 a 30% dos homens sofrem do distúrbio.

Sintomas da Andropausa

• Diminuição da massa muscular
  • Aumento do peso
  • Tendência à anemia e osteoporose
  • Diminuição do interesse sexual
  • Dificuldade de ereção
  • Maior sonolência
  • Dificuldade de concentração
  • Problemas de memória
  • Apatia e depressão

Andropausa – Causas e Consequências

O hormônio masculino testosterona é produzido nos testículos, que são estimulados por hormônios produzidos por uma glândula na base do cérebro chamada hipófise.

Na adolescência, é responsável pelos caracteres sexuais secundários como desenvolvimento do pênis, aumento dos pêlos, mudança de voz e aumento da massa muscular.

O testículo é responsável por 90% da produção de testosterona.

Entre os fatores que podem determinar a andropausa está a falência e atrofia dos testículos, que pode ocorrer em qualquer idade e causar a queda na produção do hormônio masculino.

A diminuição da testosterona pode ocorrer quando há alteração dos hormônios hipofisários.

Consequências da andropausa para a função sexual

A testosterona é importante para o mecanismo da ereção. E sua deficiência pode levar à  disfunção erétil ( impotência sexual ) em maior ou menor nível e também prejudicar a libido ( desejo sexual ).

O que pode ocorrer também, devido à disfunção erétil (déficit da qualidade da ereção), é a predisposição a traumas e/ou microtraumas durante o ato sexual, que podem desencadear a Doença de Peyronie, que pode provocar deformidades no pênis, como curvatura, afinamento e redução do tamanho.

Tratamento da Andropausa

O tratamento para a andropausa se dá através da reposição hormonal, que pode ser realizada quando necessária e com orientação médica especializada.

A reposição hormonal de testosterona pode ser feita por meio de:

– Injeções intramusculares

– Gel

– Comprimidos

– Adesivos

– Implantes subcutâneos

As injeções intramusculares podem ser semanais ou mensais. É o método mais usado no Brasil, por ser considerado o mais barato e de maior disponibilidade. No entanto, os níveis de testosterona no sangue oscilam muito nesse tipo de tratamento.

Os adesivos são colocados sobre a pele. Apesar de manter o nível de hormônio mais estável, a maioria dos pacientes acabam tendo reações alérgicas por causa do clima quente.

Quanto aos comprimidos, a absorção pelo intestino é irregular e os remédios são mais tóxicos para o fígado.

O gel de testosterona geralmente não provoca reações alérgicas e a absorção pela pele repõe o hormônio gradualmente. É a forma de tratamento mais atual, que permite uma absorção mais suave do hormônio e causa menos efeitos colaterais.

Os implantes subcutâneos proporcionam níveis estáveis e fisiológicos de testosterona. Não costumam ser indicados para uso em idosos, pois a extrusão e a infecção local ocorrem em cerca de 10% dos casos.

Fundamental uma avaliação criteriosa com um urologista, para melhor diagnóstico e definição do melhor tratamento.

Benefícios do Tratamento de Andropausa

• Aumento da massa muscular
  • Diminui a proporção de gordura
  • Combate a anemia e osteoporose
  • Aumenta o libido ( desejo sexual )

Andropausa – Reposição hormonal – Riscos (se houver exagero no uso)

• Crescimento das mamas
  • Aumento do numero de glóbulos vermelhos no sangue
  • Aceleração do crescimento de tumores na próstata (pacientes que fazem reposição devem fazer uma avaliação da próstata a cada 6 meses com toque e PSA – antígeno prostático específico) Lembrete: o uso na forma de reposição não induz a formação do tumor e sim apenas estimula seu crescimento. Em função disto há necessidade dos exames periódicos para fazer diagnóstico precoce.
  • Retenção de água e sais minerais

Recomendações para ajudar a combater a Andropausa

Algumas recomendações podem ajudar a combater a andropausa, como:

– uma hora de exercícios aeróbicos diários;

– alimentação balanceada, rica em fibras, com pouca gordura e carboidratos;

– manter uma vida sexual ativa;

– lidar com estresse, depressão e falta de desejo sexual (se necessário, com ajuda profissional, através de psicoterapia).

Inscreva-se para acompanhar as novidades

Marque sua consulta pelo whatsapp.